• Divulgao-das-Mdias-no-Site.png

Na presença de familiares e de colegas de trabalho, o técnico administrativo aposentado Luiz Fernando Magalhães foi homenageado com título de Servidor Emérito pela UFRGS nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, na Sala dos Conselhos, na Reitoria. Vinculado ao Instituto de Química, entre 1981 e 2016, Luiz Fernando, ou apenas Fernando, como é conhecido, participou da estruturação recente do Instituto de Química e da área de segurança e resíduos químicos, principalmente com a transferência dessa Unidade Acadêmica do Campus Centro para o Campus do Vale, e também de missões do Centro Polar Climático (CPC), do Instituto de Geociências (IGEO). A proposição da concessão do título foi aprovada no Conselho Universitário, em 25 de novembro de 2022.

A sessão foi presidida pela vice-reitora Patricia Pranke, e a mesa da solenidade contou com a presença do homenageado, do diretor do Instituto de Química (IQ), Jairton Dupont, e do docente do IQ e orador Adriano Lisboa Monteiro. Também prestigiaram a cerimônia o vice-pró-reitor de Pesquisa Jefferson Cardia Simões, o diretor do IGEO, Nelson Luiz Sambaqui, e o vice-diretor do IQ, Marcelo Priebe Gil. O diretor do IQ ressaltou que a homenagem desta segunda-feira é uma celebração de pessoas que são indispensáveis e fazem a diferença nas instituições: “É um privilégio estar celebrando essa homenagem mais do que merecida ao nosso colega”, pontuou. A vice-reitora Patricia Pranke destacou a trajetória de mais de 35 anos junto à Universidade e a grande iniciativa do servidor nas diferentes frentes de atuação: “Hoje uma das ações mais almejadas profissionalmente é a multidisciplinaridade, e Luiz Fernando Magalhães Reis é a personificação desse conceito. Aplicou diversas disciplinas para resolver problemas da maneira mais eficiente”.

Luiz Fernando Magalhães Reis agradeceu a presença de todos e registrou pontos de sua carreira profissional, desde antes do ingresso na UFRGS. Ele mencionou colegas com os quais trabalhou em diferentes ocasiões, no Instituto de Química e no Centro Polar Climático. Citou como marcas a busca constante por arriscar algo diferente e a necessidade de sempre estar aprendendo algo novo: “Ninguém nasce pronto”. Em sua fala, lembrou da esposa, dos dois filhos, da nora e da neta, presentes na homenagem.

Responsável pelo discurso de confirmação do mérito de Luiz Fernando, o docente Adriano Lisboa Monteiro enumerou as inúmeras iniciativas exitosas do servidor junto ao Instituto de Química, ao Centro Polar Climático e à UFRGS como um todo. Adriano Monteiro recordou aos presentes que o servidor foi o técnico homenageado em sua formatura também na década de 1980. “A visão institucional que o Fernando tinha com a Universidade e o IQ refletiram na sua grande contribuição nas questões envolvendo segurança no IQ”. Ele citou as diversas iniciativas para lidar com resíduos químicos na Unidade Acadêmica e no projeto que resultou na construção de uma Casa de Controle de Pânico (Casa de Fumaça).

Adriano Monteiro destacou a trajetória do servidor e citou depoimentos pessoais de outros dois colegas técnicos (material que faz parte do texto de justificativa do mérito da homenagem), Edison Schwarz de Melo, farmacêutico, e Pedro Motifumi Kuamoto, técnico de laboratório, ambos do Instituto de Química. Ao final, o professor dirigiu a palavra diretamente ao homenageado: “Querido Fernando, seu exemplo de visão institucional, competência e extrema dedicação é um legado que orgulha o IQ e esta Universidade, servindo de inspiração para as novas gerações. Só imagino o orgulho que devem estar os seus familiares e não é para menos. Comemore com eles e tenha muito orgulho da sua jornada e trajetória aqui na UFRGS”.

Veja as fotos abaixo: