HISTÓRICO


 

Há mais de duas décadas o IQ/UFRGS desenvolve alguns procedimentos piloto para coleta, transporte e tratamento de resíduos orgânicos e inorgânicos, uma iniciativa impar entre as Universidades brasileiras. Em 2001, sob a Direção do Professor Dr. Dimitrios Samios, foi então criado o "Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos" - CGTRQ, como Órgão Auxiliar do Instituto de Química da UFRGS, com a finalidade de ser uma entidade de vanguarda, dedicada à produção e à divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área de gestão de resíduos químicos e de segurança química. O referido Centro entrou em funcionamento em 15 de julho de 2002, sem destaque orçamentário.

 

PRINCÍPIO


 

Desenvolver atividades, através da ação conjunta e transdisciplinar dos quadros técnico-administrativos, docente e discente, a partir de uma estratégia ambiental preventiva e pró-ativa integrada aos processos e serviços, visando aumentar a eco-eficiência e reduzir os riscos às pessoas e ao meio ambiente.

 

MISSÃO


Ser uma entidade de vanguarda, dedicada a produção e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área de gestão de resíduos químicos e de segurança química, dando suporte as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão do Instituto de Química da UFRGS e estendendo sua ação dentro de sua capacidade, a outras unidades desta Universidade e a entidades públicas e privadas.