ANÁLISE POR ADSORÇÃO DE NITROGÊNIO


O equipamento Micrometrics Tristar® II 3020 permite a determinação, para sólidos na forma de pó seco, da área específica, a distribuição do tamanho e do volume de poros, e a obtenção das isotermas de adsorção – dessorção através de uma análise por adsorção física de nitrogênio na temperatura do nitrogênio líquido.
As amostras analisadas por adsorção de nitrogênio devem ser previamente tratadas termicamente para não dessorver gases ou vapores durante a análise. Deste modo, o laboratório efetua esse tratamento térmico prévio sistematicamente, sob vácuo ou sob fluxo de nitrogênio, dependendo das características da amostra. Por esse motivo, é importante a informação das condições máximas de temperatura em que a amostra pode ser submetida nesse pré-tratamento, sem que a mesma não sofra decomposição.
A quantidade média de amostra necessária para a análise é de 200 mg, porém é recomendado o envio de no mínimo 500 mg, se for possível, para o caso de qualquer emergência.
Obs.: Assim que as análises estiverem prontas, os resultados serão enviados via e-mail e a partir dessa data as amostras poderão ser recuperadas, caso houver interesse, uma vez que a análise é não destrutiva.

Responsável Institucional:
Prof. Dr. Anderson Joel Schwanke


Localização:
Instituto de Química, Prédio 43131, Sala 125

As análises estão temporariamente indisponíveis!

 

 

                           Tristar® II 3020

 




























FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE